30 de setembro de 2009

Super Interessante! Leia - A cirurgia bariátrica em adolescentes - Revista Veja



A terapêutica medicamentosa em obesidade infanto-juvenil é amplamente debatida nos meios médicos. Já existem estudos que demonstram que o uso de alguns fármacos é muito útil para as crianças acima de 12 anos e, principalmente, em adolescentes. Mas a farmacoterapia para o controle da fome e saciedade não pode ser longa, raramente ultrapassando os seis meses contínuos. Neste período ocorre substancial perda de peso, aumenta a autoestima, os elogios vêm das professoras, dos colegas, dos familiares.

Mas deve ser seguido por mudanças no estilo de vida, isto é, deve ser implantada uma vida esportiva, de exercícios diários, sempre dentro das preferências do adolescente. Na minha opinião, é o pai o principal responsável por esta modificação de vida, levando o adolescente ao ballet, à natação, ao futebol ou ao clube. Somente com esta vida esportiva é que se poderá manter o peso dentro dos padrões normais.

As recomendações para uma cirurgia bariátrica (cirurgia para obesidade) incluem várias restrições e normas de conduta, já estabelecidas por associações médicas:

- O adolescente não consegue manter perda de peso duradoura com um programa multidisciplinar, incluindo farmacoterapia, preparador físico, psicóloga, nutricionista, durante 6 meses a um ano.

- O adolescente possui maturidade psicológica e não apresenta quaisquer indícios de transtorno psiquiátrico.

- O tipo de classificação da obesidade é de grau III ou superior (ou seja, IMC superior a 35 kg/metro quadrado).

- Obrigatoriamente o candidato deve ser avaliado por psicóloga e por médico endocrinologista, no sentido de diagnósticos que, eventualmente, possam ser corrigidos antes do ato cirúrgico.

- No caso de meninas de grupo etário acima de 16 anos deve-se pensar em programa anticoncepcional pelo menos 12 meses após cirurgia.

- E essencial que o adolescente concorde em programa nutricional pós-cirúrgico com firme propósito de realizar, igualmente, atividade física compatível.

- A família do paciente deve se comprometer a ter o suporte necessário (psicológico, nutricional, atividade física).

- Algumas restrições se impõem para indicar cirurgia bariátrica no adolescente: abuso de drogas ou álcool no ano precedente à cirurgia, doença psiquiátrica diagnosticada e em tratamento, possibilidade de gravidez, progenitores (casados ou separados) que não têm o menor interesse em entender a importância do apoio parental e da necessidade permanente de cooperar com a fase pós-cirúrgica.

Modalidades cirúrgicas bariátricas para adolescentes

As duas cirurgias bariátricas mais indicadas para adolescentes são a banda gástrica ajustável, que progressivamente diminui a capacidade do volume da câmara gástrica), e a cirurgia chamada de Capella a que além de reduzir-se o estômago, realiza-se um encurtamento do tubo digestivo delgado, levando uma alça intestinal ao estômago reduzido. Desta forma, além de comer pouco (por redução da câmara gástrica) existe menor absorção de nutrientes no sistema digestivo pela redução do tubo intestinal (chamado de cirurgia disreabsortiva). Nos Estados Unidos esta cirurgia tipo Capella (ou Roux-in-Y modificada) é a única aprovada pelas associações médicas para adolescentes desde 1980.

Após a cirurgia o adolescente necessita ter assistência médica e psicológica permanente, pois existem algumas deficiências de nutrientes que são preocupantes. As mais comuns são as vitaminas solúveis como A, D, E, e K, o potencial de queda de cálcio, falta de ferro (com possibilidade de anemia). Obviamente se não houver um seguimento adequado cerca de 10 a 20% dos adolescentes que fizerem cirurgia bariátrica poderão voltar a ganhar peso. As perspectivas para o futuro apontam para o fato de quanto mais conhecermos as causas genéticas da obesidade melhor a chance de tratarmos adequadamente os adolescentes sem os riscos da cirurgia bariátrica.

Por Geraldo Medeiros

http://veja.abril.com.br/blog/nutricao-homo-obesus/sem-categoria/a-cirurgia-bariatrica-em-adolescentes/

Um comentário:

  1. MInha cunhada faz hoje a cirurgia. Estava pesquisando e encontrei teu blog. Seguindo

    ResponderExcluir